Reconhecimento pelos Notáveis Serviços Prestados ao Estado do Tocantins ao Longo de uma Carreira Política Exemplar
No dia 22 de novembro 2023, em sessão plenária, foi aprovado o projeto de lei de autoria do Vereador Rubens Uchôa que confere o Título de Cidadão Palmense ao Sr. Vicente Alves de Oliveira, mais conhecido como “Vicentinho Alves”. Esta distinção reconhece os notáveis serviços prestados por Vicentinho Alves ao Estado do Tocantins.
História:
Vicente Alves de Oliveira é graduado em Gestão Pública, Piloto Comercial e agropecuarista. Nasceu na cidade de Porto Nacional, no interior do Tocantins, e exerceu o cargo de prefeito de sua cidade natal de 1989 a 1992. Ele foi eleito por dois mandatos consecutivos, em 1998 e 2002, como deputado estadual, chegando a presidir a Assembleia Legislativa do Tocantins.
Em 2006, obteve nas urnas o mandato de deputado federal, tendo filiação em diferentes partidos ao longo de sua carreira, como PDT, PFL, PSDB, PL, e, desde 2014, no Partido Liberal (PL). Nas eleições estaduais de 2010, Vicentinho Alves disputou uma das duas vagas ao Senado Federal, conquistando o 3º lugar com 332.295 votos.
No entanto, devido ao indeferimento da candidatura do ex-governador Marcelo Miranda pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 16 de novembro de 2010, com base na lei complementar 64/90, Vicentinho Alves foi diplomado e tomou posse como senador do Tocantins a partir de 1º de fevereiro de 2011, ocupando a vaga deixada pelo ex-senador Leomar Quintanilha, que já havia cumprido 16 anos no Senado (dois mandatos consecutivos).
Vicentinho desempenhou o papel de Primeiro-Secretário da Mesa Diretora do Senado Federal no biênio 2015-2016, sendo responsável pela administração da Casa e supervisão geral do Senado Federal. Em dezembro de 2016, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos, e em julho de 2017, votou a favor da reforma trabalhista.
Ao longo de sua carreira, Vicentinho recebeu diversas homenagens. Em abril de 2004, foi reconhecido pela valorização do profissional de imprensa enquanto pleiteava o mandato como deputado estadual no Tocantins. Em novembro de 2003, na cidade de Palmas, capital do Tocantins, foi paraninfo da Academia Estadual de Segurança Pública/Departamento Civil de Estado do Tocantins para os formandos dos Cursos para Agentes e Escrivães de Polícia.
Deixe o Seu Comentário